quarta-feira, 1 de junho de 2011

Bolsinha de Papel



Muito fácil de fazer. (já estou me planejando para fazer)

Com um PAP super explicativo. No blog da Luciana Murta

Vamos lá. Você pode mudar o tamanho do papel. Essa bolsinha é pequena, e serve para dar aos convidados com algo dentro.

1- Pegue os dois pedaços de papel de 12 x 13cm. Em cada um marque, pelo lado interno, 1cm a partir da borda, nas laterais e na parte de baixo, da seguinte forma (observe que 12cm é a largura e 13cm a altura, o tamanho final da bolsinha será de 10cm de largura x 12cmde altura):


2- Corte os cantos de baixo do papel e vinque os riscos que marcamos, usando o boleador:


3- Dobre as abas para o lado interno do papel e marque bem a dobra usando a dobradeira.


Faça isso com os dois papéis.


4- Posicionando as alças – Pelo lado interno do papel, vamos posicionar as fitas que vão formar as alças da bolsinha nos papéis. Para isso, marque o centro do papel e a partir dele, marque um espaço de 2,5cm, ou seja, 1,25 para cada lado da marca central.


Esse espaço de 2,5cm é o espaço entra as alças. Posicione a fita de acordo com a foto abaixo. Se sua fita for de face simples, como a minha, cuide para que o lado certo fique virado para fora (lado avesso da fita na mesma direção do avesso do papel). Deixe uma beirinha de mais ou menos 1cm para dentro do papel:


5- Prenda as fitas nos locais indicados, com grampeador. Não se preocupe com o grampo aparecendo, pois vamos fazer o acabamento depois:


Obs.: Na hora de grampear, tive dificuldade para segurar a fita no local sem sair do lugar. Resolvi o problema fixando antes a fita no lugar certo com glue dots (também pode ser com cola). Não deixe de grampear depois, para que a alça fique bem forte.

Faça o mesmo com o outro papel:


6- Fazendo a etiqueta – Agora deixe essas partes prontas reservadas e pegue o papel com o nome impresso e marque da seguinte forma (neste caso teremos que marcar pelo lado certo do papel, porque precisamos tomar o nome como referência, por isso marque com o boleador, não use lápis):
Vinque duas linhas nas laterais no nome, deixando um pequeno espaço no início e final do texto.



Agora vinque um pouco acima do nome, também deixando um espacinho acima do texto


Retire o excesso de papel nas laterais deixando a aba com apenas 1cm em cada lado.


Vire do avesso e marque novamente os mesmos vincos (eles ficam visíveis do outro lado também, basta vincar em cima das linhas aparentes).


Agora dobre as abas laterais para o lado interno e em seguida dobre ao meio. Reforce as dobras com a dobradeira.


Retire o excesso de papel deixando a altura final da etiqueta com aproximadamente 2,5cm e passe cola por dentro para que ela fique fechadinha.

7- Posicione a etiqueta com nome a 2,5cm da borda superior do papel que formará a parte de trás da bolsinha. Atente para deixar o nome virado para a frente da bolsinha (ou seja, com a face impressa voltada para a mesma direção que a face estampada do papel que vc escolheu para a parte da frente). Fixe a etiqueta no papel com cola ou fita dupla face:


8- Agora vamos fechar a bolsinha. Passe cola nas abas laterais e inferior do papel com a etiqueta colada e junte a parte da frente, lado interno com lado interno, colando aba com aba:



Cuide para que a junção das duas partes fique bem certinha, em seguida passe a dobradeira para fixar e colar bem:


- Como um detalhe adicional, pode-se passar uma costura pela volta da bolsinha:


10- Para dar o acabamento, cole a tira com borda decorada pela parte de cima da bolsinha, em toda a volta:



11- Agora é só decorar. Com o terceiro pedaço de fita, o de 25cm, faça um lacinho, corte o excesso das pontas e cole-o perto do começo de uma das alças: